13 de fev. de 2009

Tutorial: Atualizando o firmware e trocando o Product Code do Nokia 5800 XpressMusic

Ontem finalmente consegui trocar o Product Code e atualizar o firmware do meu Nokia 5800 XpressMusic! Como eu fui seguindo vários tutoriais diferentes e baixei vários arquivos diferentes, vou TENTAR fazer um passo-a-passo... qualquer dúvida é só colocar nos comentários.

Antes de começar, quero avisar que atualizar e trocar o PC do celular é sempre um processo arriscado, portanto, não me responsabilizo por eventuais erros! Faça por sua própria conta e risco, como eu fiz...

  1. Faça um backup de todo o seu celular através do PC Suite
  2. Retire qualquer proteção automática (screensaver ou bloqueio de teclado)
  3. Utilize uma instalação do Windows XP (li em vários lugares que não funciona no vista) limpa. Recomendo utilizar um ambiente virtual (eu fiz no virtual box) zerado. Parece que se você já tiver instalado algo da Nokia antes, não vai funcionar.
  4. Baixar e instalar o Phoenix Service Software 2008.04.007.32837 (Tente encontrar no google um executável que instala o Phoenix e outros componentes). Um que TALVEZ funcione é http://www.filefactory.com/file/a9a555/
  5. Reiniciar o computador
  6. Baixar e instalar o RM-356_EMEA_11.0.009_v3.0_5800.exe (é onde possui o firmware e os Product Codes. Acho que nesse não tem o Português do Brasil.. não tenho certeza).
  7. Abrir o Phoenix
  8. Conectar o 5800 XM no modo PC Suite
  9. Clique em File -> Manage Conncetions -> New -> USB -> Next -> Finish -> Apply -> Close
  10. Clique em File -> Scan Product. Após isso, deve aparecer o seu modelo na barra de status na parte de baixo do Phoenix.
  11. Clique no botão [...] perto do Product Code e escolha o Product Code de sua preferência (Eu usei o 0559360 EURO 1 Blue.
  12. Clique em Refurbish e aguarde a instalação... na tela vai começar a aparecer várias informações, o seu celular vai desligar e ficar um tempinho apagado... é normal... se você ficar lendo o que vai escrevendo, parece que deu erro.. mas espere pacientemente até o processo terminar. Não aperte nada enquanto isso.
  13. Depois de tudo terminado o seu aparelho vai iniciar com a versão 11 e pedir para você configurar região, hora etc. Pode pular tudo isso porque senão você terá que fazer isso tudo de novo.
  14. Feche o Phoenix
  15. Conecte o celular em um computador que tenha o PC Suite instalado.
  16. Vá em atualizar o aparelho e siga as instruções do programa.
  17. Pronto! Seu 5800 XM finalmente está com a última versão do firmware
  18. Configure o que o celular pedir e restaure o backup.
Espero que funcione e ajude vocês! E mais uma vez! Faça por sua conta e risco (Sem querer fazer terrorismo). E escolha bem o Product Code que você vai colocar, pois não sei se dá para mudar depois... até onde sei, não dá para fazer um downgrade do firmware.

29 comentários:

  1. Obrigado pelo tutorial, só suas dicas iniciais já vão me poupar horas de "erro e acerto" aqui ahuahauahau lembro de quando fiz isso com o N95-1, é sempre bom ter firmware euro porque é o primeiro a se atualizar. Obrigado mesmo, abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola quero agradecer pelo belo tutorial.. mas ocorreu um pequeno problema até o passo 14 de seu tutorial o celular ficou perfeito fucionou tudo.. depois do passo 15 qdo instalei o pc suite e instalei a atualização no celular. qdo terminou apareceu a logo da nokia a versão do celular e apagou e não ligou mais.. e qdo tento ligar ele so fica vibrando.. vibra por uns 20 segundo e para.. vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Olá Cezar! Obrigado pela visita e elogio!

    Que estranho esse problema... o update terminou normal?

    Tentou retirar a bateria e depois recolocar e religar? Se não, tenta retirar a bateria e deixar alguns minutos sem e depois tenta religar...

    Espero que consiga! Manda notícias se conseguiu ou não!

    ResponderExcluir
  4. depois do update o meu tb nao queria ligar, tirei a bateria e ligou normal... ficou muito mais rapido, principalmente os jogos em flash

    ResponderExcluir
  5. ZiN,

    Que bom que funcionou, apesar do susto.

    ResponderExcluir
  6. Download do Phoenix:

    http://fenopy.com/torrent/Phoenix_Service_Software_msi__Version_2008___for_nokia_phones/MTQ2NDE0MQ==/download.torrent

    ResponderExcluir
  7. já tentei montes de vezes fazer isso mas sempre que abro o Phoenix dá-me o seguinte erro:
    "Error loading component

    HRESULT 0x80040154 (-2147221164)
    This means:
    Classe não registada"

    Alguêm sabe o que se passa? :S

    ResponderExcluir
  8. O SITE ,

    Estranho... nunca vi esse erro... você instalou o Phoenix em um Windows novo? Ou seja, que não tinha nada da Nokia instalado ainda?

    ResponderExcluir
  9. não, instalei no meu windows vista e já tinha aqui programas da nokia, será disso?

    ResponderExcluir
  10. não consigo fazer o passo 3, porque não tenho um Windows Xp nem sei mexer com o VirtualBox

    ResponderExcluir
  11. Nao usem o phoenix, ele é muito complicado. Consegui trocar o product code usando o jaf, entrem no google e digitem esse nome, ira aparecer varios links para auxiliar a troca, outra coisa, vc pode trocar o product code quantas vezes for necessario, depois é so rodar o NSU e reinstalar a mesma versao do firmware q ele troca o idioma, vale a pena tentar.

    ResponderExcluir
  12. Marcelo Vilaça,

    Não conhecia este tal de jaf. Fica aí mais uma dica! Quem utilizar, comenta ae!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. O SITE,

    Tente achar algum tutorial do virtual box ou tenta arrumar um windows xp... outra alternativa é utilizar o jaf, dica do nosso amigo Marcelo Vilaça....

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Estou colocando aki o link do jaf pra quem quiser trocar o PC do 5800.

    http://dailymobile.se/forum/index.php?topic=1525.0

    Eu já instalei e testei, muito simples e rapido. Depois de trocar o PC é so rodar o NSU e instalar a atualização ou reinstalar a mesma versão com idioma diferente, meu 5800 ja estava com a versão 20 mas com idioma chines,ingles e frances, daí troquei o PC para (0570022-euro1 red Portugal), e reinstalei o firmware com a mesma versão 20, ele mudou o idioma para portugues-pt. Quem tiver alguma duvida pode me adicionar q vou tentar ajudar. mdvilaca@hotmail.com
    abraços Marcelo.

    ResponderExcluir
  15. alguém sabe me dizer se a atualização do firmware não pode acarretar o travamento do cel? meu product code é o 0575407 (hong kong RED) e tá na versão 10.0.010.

    A quem conseguiu upgradear pra versão 20 podem me dizer se testaram algum programa/jogo no modo deitado (landscape - widescreen) do cel? li num forum gringo uma pessoa que tinha postado que tava bugado esse modo, funcionando apenas o modo normal - portrait.

    até mais!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo,

    Mexer no firmware de qualquer aparelho tem o seu risco... Mas acho que as chances de darem certo são maiores que a de dar errado...

    O meu product code era o hong kong blue. Atualizei para o 11 e depois pro 20 sem problemas. Não encontrei nenhum bug deste tipo, ao contrário, a atualização melhorou bastante o celular!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. meu amigo...tenho o windows vista 64bits e não tenho a menor intenção de formatar um HD de 400GB a 89% cheio..então tive que baixar a ultima versão desse virtualbox pra instalar o win XP 32 bits e instalar o phoenix e o resto dos arquivos...o problema é que não sei mexer nele e pior..a maioria das duvidas/tutoriais são destinadas às pessoas que tem como máquina host o linux. Com muita pesquisa mesmo (mais ou menos 2:30~3:00 de pesquisa) consegui dá um jeito de compartilhar as pastas entre o host e a máquina guest, mas não consigo até hoje fazer funcionar um dispositivo USB no winXP embutido na máquina guest, somente é reconhecido pelo vista. Tem alguém ae com uma luz pra esse cidadão aqui que já está quase virando um joker só de insanidade? sem reconhecer USB = sem completar o tutorial do passo 8 em diante.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo,

    Realmente o Phoenix é bem chato... penei muito para utiliza-lo. Tem um tal de JAF, que parece ser bem mais simples... http://nokia-touch.blogspot.com/2009/02/tutorial-alterando-o-product-code.html

    ResponderExcluir
  19. atualizei ele pra versão 20.0.012..realmente ficou substancialmente rápido...ainda estou tentando achar aonde da camera que se ativa o geotagging. Notei que alguns joguinhos que a propria nokia ofereceu anteriormente assim que ele foi lançado (touch piano, touch popper, touch card, touch maneuver) não estão funcionando agora pois antes eles rodavam absolutamente bem, ocupavam toda a tela e ainda ocupam...mas agora surgiu neles um D-pad novo, que consome um terço da tela e que não consigo tirar de modo algum (a maioria dos jogos pode-se esconder o D-pad se estiver incomodando o usuário, só ir em Settings>Application Manager>Installed Apps, então selecione seu jogo e clique em Options> Suite Settings>On screen keyboard e escolher entre off ou game and navig keys para voltar a exibir)

    Uma pergunta: com essas atualizações todas será se o symbian 9.4 já oferece suporte a gifs/animações do carbide.ui 3.4 em seus temas ou ainda só eferece suporte para temas estáticos?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo,

    Encontrou onde ativar o GPS da câmera? É só entrar em Options -> Settings -> Show GPS Info -> On.

    Como esses joguinhos são feitos em flash, vai aparecer o D-pad... e é realmente um bug muito chato não poder desabilitar o D-pad como é feito em java.

    Quanto aos temas animados, não vi nada a respeito...

    ResponderExcluir
  21. Oi Amigo! Consegui atualizar a firmware para a versão 20. Vc poderia dizer onde fica o aplicativo do office suite?

    ResponderExcluir
  22. Adrielle Lisieux,

    Altere o idioma do seu aparelho para o Inglês e procure pelo aplicativo chamado "Download!". Depois pode voltar para o idioma que preferir...

    ResponderExcluir
  23. Alguém já conseguiu atualizar para a versão 21.x ou 31.x?

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. chmod,

    O meu firmware é o 21.0.025. A última atualização foi feita via FOTA.

    ResponderExcluir
  25. queria saber se tem algum problema utilizar pc da RM 356 na RM 428, utilizando o phoenix?
    thanks

    ResponderExcluir
  26. Anônimo,

    Não é recomendável colocar PC de outro RB no seu celular...

    ResponderExcluir
  27. Jaf é uma bosta, muito complicado, segui este tuto com meu Nokia X2-01 e funcionou de primeira

    ResponderExcluir