14 de jan. de 2009

Nokia 5800 XpressMusic X N95: Prós e contras

Após utilizar bastante o N95 e agora o 5800 XpressMusic, vou colocar minha opinião sobre os prós e contras do novo 5800 XM em relação ao imbatível N95-1.

Prós:
  • Tamanho da tela muito maior.
  • Melhor resolução da tela, tornando o visual bem mais moderno e bonito.
  • A bateria dura muito mais.
  • Escrever SMS ficou fácil demais!
  • A navegação na internet ficou muito melhor, visualizando boa parte da página na tela grande do 5800 XM. O clique nos links e objetos da tela também ficou muito mais prático. Lembro que era uma dureza mover o ponteiro de um canto da tela para o outro com o N95.
  • É possivel ajustar o volume dos jogos, inclusive nos jogos em java, utilizando o botão lateral de volume.
  • Finalmente trocaram o visual radio por um rádio com RDS. E melhoraram o visal do radio também.
  • A conexão com meu fone estereo bluetooth da motorola ficou bem mais fácil. Com o N95 só tinha um jeito de fazer a conexão... se fizesse de outro jeito, o N95 travava.
  • Apesar de estar com a primeira versão do firmware, o 5800 XM não travou nenhuma vez! Com o N95 tive que arrancar a bateria várias vezes para ele voltar a funcionar.
  • Nunca mais precisei abrir a tampa da bateria. Mesmo para trocar de chip, graças à portinha externa na lateral.
  • É mais fino e compacto. Se acomoda bem melhor no bolso da calça, e o manuseio com as mãos ficou melhor também.
  • Não faz ligação sozinho. Com o N95 no bolso da calça, o slide facilmente se deslizava sozinho, ficando destravado, fazendo ligações indesejadas.
  • Alguns programas do S60v3 funcionam legal.
  • Estão lançando programas exclusivos para ele.
  • Não é todo mundo que tem um igual ainda.
  • Mais bonito e visual mais moderno.
  • Entradas de fone 3.5, alimentação e usb na parte superior do aparelho.
  • Flash de led duplo.
Contras:
  • Ainda não consegui reproduzir filmes .avi de forma satisfatória.
  • Não encontrei um editor de arquivos do M$ Office que funcione bem.
  • Não vem com visualizador de documentos PDF, e não encontrei um bom.
  • Apesar de todos os jogos java funcionarem, a tela fica muito menor, pois o direcional virtual ocupa a metade da tela.
  • Como é uma plataforma nova, ainda possui poucos programas compatíveis.
  • Muitos programas feitos para o S60v3 não funcionam ou não instalam.
  • Não consigo instalar aplicativos Unsigned.
  • Sinto muita falta do Sport Tracker, pois ainda não lançaram uma versão compatível.
  • Ainda não está na lista dos aparelhos compatíveis com o Ovi Sync.
  • Câmera com resolução menor.
  • Não possui screen saver.
  • Não tem os emuladores de snes, mega drive, game boy etc.
  • Chama mais atenção.
  • A carcaça parece que risca e desgasta com mais facilidade.
  • Falta de proteção da lente da câmera.

Como podem ver, as listas de prós e contras ficaram praticamente empatadas. Lembrando novamente que são todas opiniões minhas. Sintam-se à vontade de mandar suas próprias opiniões!

53 comentários:

  1. Bom, então parece que o 5800 é muitooo melhor que o N95.
    Ainda mais se observarmos que a maioria dos "contras" relatados por você, poderão ser resolvidos nos próximos meses. Como no caso dos programas ou filmes em .avi.

    Flwss

    ResponderExcluir
  2. concordo com o diego pois o problema de ainda nao haver muitos programas compativeis vai ser resolvido nos proximos meses e o telefone chama atençao pk é bonito(aki onde eu moro em Angola especialmente luanda há mtos assalto mas nem em todos lados é assim portanto vc nao acha k o telefone vai ficar contigo para sempre .......rsrsrs)eu ja tive um n95 e quero comprar o 5800 e acho k kem ganha essa disputa é o 5800

    ResponderExcluir
  3. viva, possuo desde algumas horas um nokia 5800 sendo também dono de um n95 8gb, devo dizer que explorei um pouco do 5800 gostei sensibilidade touch coisa não acontecia com alguns "htc´s",menus interessantes mas não acho que seja comparável com n95 são equipamentos diferentes com características diferentes mas devo dizer que estou adorar o telefone.

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos. Sou novo aqui e tenho uma dúvida com relação ao nokia 5800. O aparelho comprado na europa funciona nas duas bandas de 3G do Brasil (850 e 2100)?
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  5. Apesar da minha opinião ser de um leigo, e o 5800 ser visivelmente melhor que o N95, eu ainda prefiro o meu N96 8G. Com certeza vou aguardar o lançamento do N97.

    ResponderExcluir
  6. pra quem não se preocupa com JOGOS sem dúvida o 5800 está um passo a frente dos nokia lançados até agora (bem que podia ter o xenon também né)

    ResponderExcluir
  7. tinha um 5800 e apesar de tudo tirando sua tela touch screen o n95 e muito mais compativel com programas sem contar com sua camera imbativel e jogos exelentes
    quem tem n95 concorda comigo que seu visual tanto interno como externo seus jogos nunca serao melhores como grafico

    ResponderExcluir
  8. Eu nao consigo rodar arquivos .rmvb no meu 5800, existe algum aplicado extra necessario? O audio até passa, mas a imagem fica meio que travando!!!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tentei rodar arquivos .rmvb no 5800... mas os divx ficam bem lentos...

    ResponderExcluir
  10. Entao qual extensao que fica bom? Pq baixei diretamente da net ontem um arquivo .mp4 e nem se quer rodou...

    ResponderExcluir
  11. Fabiano,

    Estranho... eu baixei 3 arquivos em .mp4 do site gametrailers e rodou uma beleza...

    ResponderExcluir
  12. boa noite a todos;
    quero comprar um nokia, so estou na dúvida, N95 OU 5800. Qual me aconselham ? Gosto de jogos e também gosto da tela toch. Os jogos n-gage rodam no 5800 também?
    valeu

    ResponderExcluir
  13. Anônimo,

    Eu já tive o N95 e agora tenho o 5800. Não sei se eu conseguiria voltar para o N95... Mas essa é minha opnião... sou bem mais o 5800.

    O 5800 possui bastante jogos legais, porém o n-gage ainda não funciona nele.

    ResponderExcluir
  14. valeu pelos posts, estou comprando um nokia e estou em duvida entre o N95 e o XM5800, estou analizando os pros e contras hehehe mas de qualquer forma qq uma das opcoes são muito boas
    abracos!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia....estou na duvida entre o N95 8GB E O 5800....meu uso serah para responder emails, usa-lo como modem para o notebook, alem de falar muito. Acho que o 5800 tem maior autonomia de bateria.....e qual deles tem melhor sinal de telefonia e de internet?

    ResponderExcluir
  16. Rodrigocurado,

    Eu escolheria o 5800 sem dúvida! Para responder e-mail então, nem se fala! É muito mais prático! E a bateria também! Quanto a sinal de telefonia acho que é o mesmo...

    ResponderExcluir
  17. bom ñ quero ser 1 paga pau do n95 mas todos os celulares que serão lançados agora tem o objetivo de superar o n95....mas cai entre nois quem é rei nunca perde a sua majestade....

    ResponderExcluir
  18. Boa noite a todos, tenho um N95 mas to penssando em trocar pelo 5800, não conheço este aparelho pessoalmente ainda, tenho algumas dúvidas em relação ao GPS, qualidade de imageme e de lente, embora seja a mesma marca de lente e reprodução de vídeos. A tela touch e reprodução de filmes.
    Valeu, se puderem me ajudar, abraços a todos.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,

    O 5800 só perde para o N95 no quesito de filmes... quando eu tinha o N95 eu assistia vídeos .avi com tamanhos acima de 500mb e rodava legal... mas no 5800 é necessário converter... no resto, o 5800 é muito melhor que o N95!! É claro, que isso tudo é a minha opnião...

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho nokia 5800.
    E não é apenas por isso que discarto qualquer outro cel.
    o 5800 é anos Luz melhor que qualquer cel que insisti ser feito sem o touchScreen.
    TouchScreen não é frescura, e sim uma evolução necessária a todos. principalmente no quesito da WEB.
    é claro que a falta de um teclado faz falta.
    mas adaptar-se a isso faz toda a diferença não somente na navegação da web, porem tbm numa edição de texto do word ou do exel, qual n preciso ficar apertando butoes.

    ResponderExcluir
  21. e dizem que portugal esta em crise. acho muito dinheiro para um telemovel.

    ResponderExcluir
  22. Oi, comprei um 5800 a pouco, nem recebi ainda, mas não vejo a hora. Como faço para ver os videos, é um dos meus objetivos. Em qual formato eles tem que ser convertidos? E o touch? Tem um boa sensibilidade? O LG cookie tem que ser estuprado pra acatar um comnado de toque!
    Abrasss

    ResponderExcluir
  23. Anônimo ,

    Para ver vídeos, recomendo o formato MP4. Existem vários softwares que fazem conversão de vídeos... porém, não posso te indicar pois eu não estou utilizando...

    Eu gosto da sensibilidade do 5800. Mas, se vc estiver acostumado com o iPhone, irá estranhar um pouco...

    ResponderExcluir
  24. a sensibilidade do nokia 5800 xm é muito diferente do iPhone?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo,

    Pelo pouco que mexi no iPhone, eu achei sim. No iPhone é muito fácil dar cliques acidentais por ser sensível demais! No 5800 os toques parecem com botões mesmo... é necessário um pouquinho de pressão no dedo.

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal! Eu adquiri à 3 dias um 5800 Express Music e não consigo estar mais de 15 minutos a funcionar com ele porque fico com dor de cabeça e os meus olhos parecem que ficam pesados. Uma outra pessoa experimentou e aconteceu a mesma coisa. Isto também aconteceu a mais alguem?! Eu adoro este telemovel, mas tou mesmo triste com esta situação... Aguardo respostas, obrigada!

    Maria

    ResponderExcluir
  27. Rita,

    Nunca vi alguém com este tipo de problema... é só com o 5800 que aconteceu isso? Você tentou utilizar outro modelo para ver se ocorre o mesmo?

    ResponderExcluir
  28. Até agora tive sempre telefones nokia e nunca aconteceu ter dores de cabeça ao olhar para os ecrans. O mais esquesito é que, em duas ocasiões (antes de comprar o meu), tive a oportunidade de mexer com um 5800 Express Music e não me lembro de ficar mal. Entretanto, o meu pai também usou-o e não sentiu nada. Ele disse-me apenas que não posso usá-lo muito perto dos olhos. A questão é: será que é o meu telemóvel que tem algum defeito ou serei eu?! Não sei mesmo o que fazer...

    ResponderExcluir
  29. Rita,

    Seu caso é realmente bem estranho e incomum... também não sei o que você pode fazer... Se conseguir resolver, posta aqui pra gente... boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. Obrigada! É o que farei... até, então!

    ResponderExcluir
  31. Eu comprei e gostei. Meu pai tem um N95, e eu acho que o N95 é muito mais ágil para lidar pois a resposta ao toque na tela do 5800 é bem lenta e as vezes falha, porem os recursos dos sensores de movimento compensam um pouco isso. Quanto a falta de programas e programas com visual melhor e questão de tempo. A câmera é que perdeu um pouco mas não chega a ser ruim. Quanto ao negócio de dor de cabeça, só acontece comigo se eu nao usar meu óculos de leitura (procura um oftalmologista e dê uma conferida OK).Ah, não posso deixar de falar de como é espetacular usar o telemovel como volante para guiar o carrinho nos jogos de corrida, é só dirigir de verdade, virando pra cá e pra lá, é fantástico.Vale a pena pra que gosta de touch screen (e eu gosto), pra quem não gosta melhor o N95 ou N85. O 5800 tem muitos recursos que deixam o Iphone com inveja, sem contar a duração da bateria (10h)e vc pode trocar o cartão de memória para até 16gb,e ele busca redes em locais públicos para economizar seu pacote de dados não sei se o Iphone faz isso hehe.Bom é isso aí, forte abraço.

    ResponderExcluir
  32. vou comprar um rsrsrs xD

    ResponderExcluir
  33. eu acho o nokia 5800em mt bom tenho um e adoro-o
    o n95 nao presta
    bahhhhhhhh
    mas nao se pode faxer comparaçao porque um e touch e outro nao
    abraços

    joel rio de janeiro

    ResponderExcluir
  34. galera,
    não achei isso no blog,
    então vou perguntar aqui:
    o que estão usando para proteger a tela de riscos???
    ví em alguns lugares falarem de uma película protetora ivisible shild, alguém tem??? sabe onde eu consigo por um bom preço???

    Filipe

    ResponderExcluir
  35. Filipe,

    Eu utilizo uma dessas películas protetoras. Acho que é um item obrigatório! Eu comprei um genérico mesmo... no ebay... mas vc deve encontrar facilmente no mercado livre...

    ResponderExcluir
  36. então,
    eu até tenho a película
    mais ela é muito vagaba
    queria colocar a invisible shield
    porém os preços estão muito alto
    sabe onde encontro por preços mais justos??

    ResponderExcluir
  37. Comprei um 5800. Gostaria de saber onde consigo baixar softwares para ele? Grato

    ResponderExcluir
  38. ola pexoal...
    chamo m ricardo...
    precisava de uma ajuda gostava de saber o k comprar entre um nokia 5800XM e um cect n97..prfv ajudem...ah e ja agora qual é o melhor entre 5530XM e o 5800XM (ALEM DE O 5530 É MAIS PEQUENO)

    ResponderExcluir
  39. Invisible Shield + barato que achei:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104196969-pelicula-invisible-shield-zagg-full-body-nokia-_JM

    O bom que protege todo o celular e não apenas a tela! Tive HTC Kaiser e com muita dor o vendi, mas hoje estou bem pimpão com meu 5800...

    ResponderExcluir
  40. Ola galera eu comprei tmb faz pouco tempo um 5800 XMusic e de vez em quando ele trava, da ate raiva, aparelho novo, tenho que desligar as vezes e ate tem casos de tirar a bateria. O que sera que pode estar acontecendol alguma poderia me ajudar!!

    Valeu.

    ResponderExcluir
  41. Rodrigo,

    Você está com o último firmware instalado? Se sim, tente retirar o cartão de memória e utilizar o celular sem ele por um tempo...

    ResponderExcluir
  42. o meu pensamento sincero e esse: a nokia lançou o 5800 para combater a altura do iphone, e esta perto de conseguir a façanha, mas o n95 é um celular muito bom, entao para quem esta em duvida entre os dois, hj o n95 e melhor, pois 5800 ainda esta na primeira geraçao de touch screen, e ira desvalorizar, e daqui a pouco ja teram dado um jeito de colocar touchscreen no n95, entao sem duvida o bom n95,
    abraço

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde Amigos, eu tinha (ainda tenho) um N95-1 e adorava ele, mas queria trocar pelo 5800 porque queria um sistema mais novo e rápido, além do touch claro. Comprei o 5800, e com relação ao sistema e ao touch, estou satisfeito, porém fiquei decepcionado com a construção do aparelho, a telinha que cobre a câmera parece ligeiramente solta quando tocamos e as laterais (quando pressionadas), emitem rangido (parecem que não estão bem encaixadas e por último, a tela exposta ao Sol ou muita claridade fica indecifrável, o N95 fica bem melhor nessas condições de Luz. Gostaria de saber de vcs se esses problemas também existem em seus aparelhos? e também gostaria de dicas para utilização de uma capa? (o meu não veio com a capa de borracha) desde já agraceço. Grande Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  44. tem um programa chamado xmedia que converte qualquer arquivo de vídeo para um determinado celular. Você escolhe nele. Tem alguns arquivos em formato mp4 que não rodam no meu 5800 ae só colocar que esse programa que ele converte no formato da tela tbm.
    qualquer coisa procura ae no google tutorial de instalação

    ResponderExcluir
  45. tinha um n95 8gb e me imagina ficar muito tempo com ele pois o considerava o melhor entre todos os celulares da atual geração...porém quando vi o 5800,tudo mudou,aparelho quase perfeito,anos luz mehor que o n95,porém seu ponto falho é a qualidade da camera...aí da saudades do n95.....fora isso hoje eu não conseguiria voltar ao n95....sem dúvidas o 5800 é o melhor nokia atualmente!

    ResponderExcluir
  46. Boas.

    Estou a pensar em comprar o XM5800 mas tenho uma duvida que agradecia se alguem me poderia retirar.
    Eu queria ver filmes no formato avi é possivel? Se não for possivel existe algum modo para converter? Qual?

    Obrigado ;)

    ResponderExcluir
  47. Anônimo,

    Infelizmente o 5800 XM não toca vídoes avi, divx etc. mas dá para converter sim. Existem vários programas com esta finalidade. Procure no google por "convert avi to mp4"

    ResponderExcluir
  48. O xm5800 roda RMVB ( real player certo? ) e MP4 ( H.264 com áudio ACC )?

    ResponderExcluir
  49. Boa noite a todos. O nokia 5800 é um exelente smartphone touch , mas a camera poderia ser igual a do n95, fora isso, todos os recursos do 5800 deixam o n95 no chinelo, pois o n95 nao pode ser expansivel ate 16gb e o n958gb nao tem slot pra cartao de memoria, mas o 5800 pode ser expansivel ate 16gb. eu achei que a tela do 5800 é muito extravagante e chama muita atençao das pessoas, o mais interessante é que ele tem um botao de pressao na parte lateral que bloqueia o aparelho, assim quando esta no bolso da calça ele nao faz as ligaçoes indesejadas gastando os creditos. Pra quem for comprar o nokia 5800 eu recomendo o preto c/ vermelho, é o mais bonito.

    ResponderExcluir
  50. Oi eu mão sei qual comprar o Nokia 5800 ou o mp23...

    Qual vcs me recomendam?????

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, voces poderiam me falar se é possivel ouvir um sinal quando recebo uma segunda chamada.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  52. qual eh o celular mais alto do mundo?
    kiria saber véi

    ResponderExcluir
  53. o samsung galaxy II sem duvida!

    ResponderExcluir