4 de jan. de 2009

Nokia 5800 XpressMusic - Primeiras impressões

Vou escrever um pouco como foram as primeiras impressões do novo 5800 XM.

Ele veio em uma caixa simples e bonita, como os outros Nokias, acompanhado de manual (em chinês), carregador, 2 stylos, 1 strap, capa, suporte de mesa... eu gostei muito deste suporte de mesa! Espero que se torne um acessório padrão de todos os Nokias novos.

A parte de fora do aparelho é muito bonita (O modelo do meu é o azul). Mas se você estiver querendo comprar um 5800 XM, não dê taaanta importância para a cor, pois é apenas um detalhe do celular, e não a cor inteira dele... vai do seu gosto... Apesar de muitos sites botarem defeito no material que foi usado na carcaça do 5800XM, eu achei muito bom!! Parece de boa qualidade e bem durável! Não achei folga em nunhuma parte, e só a tampa da bateria que dá um pouco de medo de quebrar... mas isso é com todos os celulares. É o celular mais bonito que eu já tive.

Gostei muito das diposposições dos botões principais, de volume e foto. Gostei também dos conectores (usb, fone 3.5 e carregador) todos na parte superior do aparelho. Achei bem legal também as entradas para SIM card e microSD na parte da esquerda, apesar de ser meio difícil trocar o microSD por causa da entrada muito estreita... mas com a ajuda da stylus fica mais fácil. Eu achei que ele poderiam ter feito um jeito de fazermos a troca do SIM card sem precisar retirar a bateria, já que fizeram uma porta externa... porém fiz uma adaptaçãozinha e dei um jeitinho... agora não preciso mais tirar a bateria para trocar de SIM card! As entradas de USB, microSD e SIM card contam com uma tampinha muito bem feita.

Ao ligar o aparelho, reparei que o boot é bem rápido! Com a animação de sempre e a tremidinha inicial.

Achei que a tela touch possui uma resposta boa! Vi muitas críticas em relação à sensibilidade da tela. Realmente é preciso colocar certa pressão na apertada, como se estivesse apertando um botão mesmo. Mas a força que é necessária é a ideal, pois se a sensibilidade da tela fosse maior, haveria muitos toques acidentais!

A tela principal é bem parecida com o S60v3. Gostaria que ele fosse mais customizável... Nas parte de menus, não achei nenhuma novidade também.

A parte da entrada de textos, é muito boa! Pode-se escolher entre o teclado normal, mini-qwerty, qwerty full-screen ou reconhecimento de escrita. Achei demais esses meios de entrada! Bem mais prático e rápido que o modo convencional. Fiquei bem satisfeito com o reconhecimento de escrita. Eu já utilizei um palm por um bom tempo... e achei o modo de escrita bem parecido! Aprovado!

O sinal da operadora está boa, e as configurações foram todas automáticas! Ainda não testei nada do 3G, mas quando eu coloco o chip da TIM, fica escrito 3.5G junto do sinal. A utilização do WIFI mostrou-se muito boa! Acha o sinal bem rápido e conecta-se bem rápido também!

Os sensores de posição estão funcionando muito bem. E já vem de fábrica os aplicativos de auto-rotate, e aquele que quando o celular está tocando, basta vira-lo com a tela para baixo para entrar no modo silencioso... isso também funciona no caso do despertador - ficando no modo soneca.

Na parte musical, está muito bom também!! Som alto e com qualidade nas caixas externas quase invisíveis. Já vem com o tocador clássico da Nokia, que está com um enorme e chateante bug! Ele perde a posição da última música que você estava ouvindo ao fechar a aplicação! Então, sempre quando você inicializa o music player, ele começa tocando a musica 1 do seu playlist. E também não encontrei os modos de visualização do player.

Aproveitando que comecei a falar de bug, achei outros dois... a tela principal não rotaciona! Fica somente no modo vertical! E não estou conseguindo remover nenhum aplicativo também! Clico em remover e nada acontece... mas como ainda está no primeiro firmware, estes bugs são perdoáveis... lembro que no começo, o N95-1 estava cheio de bugs também.

Não testei as câmeras, vídeos e nem GPS ainda... ficará para os próximos posts... Se você tiver alguma dúvida em relação ao aparelho, ou quiser que eu escreva sobre alguma funcionalidade em específico, é só colocar nos comentários.

Resumindo, achei o 5800XM muito bonito, bem construído, ótima resolução de tela... mas com alguns bugs... Não é um celular perfeito... mas é um excelente aparelho!

Edit: Consegui desinstalar pelo Application Mannager e achei mais um bug: Quando faço uma ligação, a tela fica toda apagada, e só é possível utilizar o celular após a chamada ter termidada.


14 comentários:

  1. Ricardo, ótima essa sua iniciativa de criar um blog para aparelhor touch da Nokia, o Rodrigo começou assim... Onde vc comprou o seu aparelho e quanto pagou? Abraço GUStavo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, GUStavo. Eu comprei no ebay... tive que arriscar...e doeu (muito) no bolso.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa sua iniciativa Ricardo!
    Gostei muito do seu blog e o conteúdo que estou vendo nele é bastante interessante!
    Como tenho muita vontade de adquirir o 5800 XM, pode ter certeza que irei virar um leitor assíduo e sempre vou estar aqui no seu blog (antes e depois de comprar o 5800).
    Como você já disse que comprou pelo ebay, eu queria saber quanto custou?
    Ahh, e você relatou que é necessário fazer uma certa pressão com os dedos para que a tela touch screen reconheça, não é? Mas isto é algo que atrapalha ou incomoda? E também é necessário fazer esta pressão mesmo utilizando a stylus?

    Parabéns pelo blog e boa sorte!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego Gama! Muito obrigado pela visita, comentário e elogios.

    No Ebay está cerca de 500 dólares. Eu comprei o 5800 XM porque o meu N95 já estava pré-vendido para um amigo... senão o $$ não dava.. hehhe

    Eu não me senti incomodado com a pressão necessária para que a tela reconheça o toque. Eu até que achei bom, pois evita toques acidentais. E a experiência com a stylus achei semelhante que a utilizada em palms.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, 500 dólares está bem mais barato do que os que eu encontrei pra vender pelo mercado livre. E este preço foi incluindo taxa alfandegária e impostos?
    Mas como você fez? Comprou pelo ebay e mandaram direto pra sua casa? Ou você comprou e pediu para alguém que mora nos Estados Unidos mandar pra vc?
    Agora que você me deu essa idéia, fiquei mais animado para adquirir meu 5800 XM agora mesmo!

    E realmente o touch screen deste jeito que você relatou é melhor. Não sei se você já mexeu em um iPhone, mas o touch dele é hipersensível. E acontece isso que você falou.. As vezes você acaba errando um toque ou outro..

    Valeu pela resposta!

    Abração ae!

    ResponderExcluir
  6. Diego Gama, 500 dólares sem taxas... se você tiver sorte passa sem taxa... senão será pego na alfândega. Eu me arrisquei e tive que pagar 60% de taxa la nos correios... Esvaziou toda minha economia...

    Mexi pouco no iPhone e não gostei... prefiro bem mais o 5800 XM.

    ResponderExcluir
  7. Olá, cara, saberia me dizer quais as frequencias 3G do teu 5800 XM? ele é a versao europeia ou americana?
    abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não sei quis frequencias 3G o meu 5800 XM suporta.. já conectei no 3G da Tim SP (acho que é 2100). O meu aparelho é de Hong Kong.

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo, não é 3.5G é 3.SG (a Tim está usando um sistema mais rápido chamado 3GS, com o chip Vivo tambem aparece, procura a opradora.)

    ResponderExcluir
  10. desculope minha ignorância amigo, mais acabei de comprar o meu e li o que voce postou do modo silencioso, como exatamente eu faço, tentei aqui do jeito que voce falou e não consegui... obrigado

    ResponderExcluir
  11. Raphinha,

    É assim: Deixe o seu aparelho na mesa com a tela virada para cima, e quando o 5800 estiver recebendo uma ligação, vire a tela para baixo.

    ResponderExcluir
  12. eu tenho um e é o melhor aparelho q eu ja tive.
    na minha opiniao naum perde para o iphone

    ResponderExcluir
  13. Vou encomendar o meu, qual a melhor cor? :s
    acho q vou pegar preto

    ResponderExcluir
  14. Bom amigos, voces conseguiram me falar como faço para ouvir um sinal de segunda chamada.
    Obrigado

    ResponderExcluir