27 de jul. de 2009

Novo Firmware para o Nokia 5800 XM: v30.0.11

Acabei de instalar o novo firmware no meu Nokia 5800 XpressMusic via FOTA. Passou da v21.0.02 para v30.0.11. Não sei por quê mudaram tanto o número da versão, já que nãou houveram tantas modificações assim... pelo menos visualmente...

O tanto esperado novo home screen não veio... e também não corrigiu o meu problema com o screen, confirmando que é um problema de hardware... =(

Eu notei um grande aumento na velocidade do aparelho (e que é o que mais tem neste change log)... o que é muito bom!! Não encontrei o change log oficial... só em blogs e fóruns mesmo... vou colocar um aqui que achei mais completo. Eu tentei traduzir e adaptar um pouquinho.

Tela de espera:
  • Quando o Music Player está tocando e o nome da faixa estiver aparecendo na tela e vai para a próxima faixa, houve uma melhora na velocidade que isto ocorre.
Log de chamada, contatos e função de chamada:
  • Velocidade na chamada e na transição da chamada/desconectado.
  • Nova opção de menu durante a chamada: Envio de MMS durante a ligação
  • Volume máximo do auto-falante diminuído.
Mapas:
  • O Maps inicia quase instanteamente, a velocidade entre os menus do Maps está muito mais rápido
  • A transição entre os tipos de mapas está mais suave e rápido
Music Player:
  • A maior mudança foi na melhora do equalisador. Há uma enorme melhora na qualidade de som, é notável até em sons de fundo e outros canais. O equalisador padrão está um pouco melhor e o Bss está menos "crocante" que antes.
  • Os pequenos atrasos não existem mais quando alteramos o nível do volume.
  • Menos falhas e mais estabilidade no Music Player.
Câmera e fotos:
  • A maior alteração está no reaparecimento do uso das teclas de volume para usar como zoom nas fotos/filmagens.
  • Ir para detalhes está quase instantâneo.
  • Melhora na velocidade nas miniaturas.
  • A velocidade dos menus está quase instantânea.
Centro de vídeo:
  • O ícone para o video centre mudou
  • A aparência do menu de vídeo está diferente e parecido com os dos novos E/N series.
  • A velocidade está muito melhor e quase instantânea.
  • Melhora na alteração de volume e controles dos vídeos no RealPlayer.
Search:
  • Atualização da aplicação para v4.10.0904
  • Logo parecido com os novos E/N series.
  • Melhora na velocidade.
Web:
  • Melhora na renderização da páginas.
  • A velocidade de rotacionar a tela está quase instantânea.
  • A velocidade dos menus está quase instantânea.
  • O loading do minimapa ao lado enquanto rola a página não tem mais "pixelation"
Outros:
  • A velocidade do sistema todo foi melhorado.
  • Está bem mais estável

Fonte: http://www.symbian-freak.com/forum/viewtopic.php?p=497574


Edit: O meu Product Code é o EURO-1, language set 01 (Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Português-Portugal e Espanhol).

53 comentários:

  1. Olá! Eu fiz o update e concordo com você: o sistema apresentou uma melhora imensa no que diz respeito a velocidade.

    ResponderExcluir
  2. Pode me passar o product code que vc usou ?? obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Toda vez que tento atualizar via FOTA, necessita antes ter um perfil de servido. No meu caso utilizo uma rede wi-fi (doméstica)pra conectá-lo à internet. Como faço pra obter os dados de um perfil de servidor pra atualização via FOTA?

    ResponderExcluir
  4. kroger,

    O meu Product Code é o EURO-1, language set 01 (Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Português-Portugal e Espanhol).

    ResponderExcluir
  5. Boas, como faço para mudar o meu produt code?


    Obrigado, Paulo

    ResponderExcluir
  6. Não consegui atualizar por FOTA nem por NSU, então resolvi instalar o Phoenix Service 2009.

    Baixei o firmware 30.0.011. E instalei via Phoenix.

    Tudo funcionando perfeito, com o product code 0570022, Portugal Red - Euro 1.

    ResponderExcluir
  7. Link para o Phoenix Service no nome do post.

    ResponderExcluir
  8. As dicas para usar o Phoenix estão num post deste blog de 13 de fevereiro de 2009.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  9. No product code 0578212 Portugues brasil para RM-356 Red funcionando perfeitamente!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Funcionou para o PC 0570196 RM-356 red.

    ResponderExcluir
  11. O meu PC é o mesmo do Edu Paz, e foi tudo tranquilo tb... atualização via FOTA... ainda não sei se o Hellox ainda funciona pois não tentei instalar nada... mas já ouvi dizer que o 2.0 já está funcionando nesse novo firmware

    TIRANOREX

    ResponderExcluir
  12. Mudando o PC ou atualizando o firmware eu vou perder a licença do nokia maps ?
    valeu

    ResponderExcluir
  13. Onde tem para baixar? e como se instala atualização? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  14. Gabriel,

    Você baica do seu próprio aparelho. Digite *#0000# -> Options -> Check for Update.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Primeiramente parabéns, seu blog é ótimo, aprendi muito com ele, e ele quem fez com que eu tomasse a decisão de comprar um 5800XM.

    Atualizei o meu firmware via Wi-fi pelo celular mesmo, sem problemas, atualizou perfeitamente.
    Tenho uma duvida quanto ao change log, diz que mudou o ícone do video centre, mas no meu não alterou não, o que mudou o ícone foi no aplicativo Nokia dentro de aplicações.

    Outra dúvida é a respeito do PC. Onde vejo meu Product Code. Baixei o DeviceInfo mas não achei nele o PC mas só o Product Model.

    Quanto ao firmware, observei no DeviceInfo que ele esta "utilizando" menos memória, a memória livre passou de 35Mb para 49Mb no meu, isto deve ter ajudado na melhora de velocidade do aparelho.

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Rafael,

    Obrigado pela visita e elogio!

    É legal saber que muitas pessoas foram influenciadas pelo meu blog para comprar o 5800XM. Espero que estejam gostando do aparelho.

    Quanto ao Product Code, dá para ver com os softwares que alteram o product code, como o Phoenix e o Nemesis... Já para olhar direto no aparelho eu não sei... se alguém souber, peço que divulgue...

    ResponderExcluir
  17. É só tirar a bateria. Atrás da bateria do celular estará escrito o product code.

    ResponderExcluir
  18. Essa atualização somente via OTA, se vc pegar o PC abaixo, vai dizer que está na 21.0.25, mudei meu pc para o 0578212 está ok na 30 via OTA. Para aparecer o email senão me engano tem que configurar lá nas mensagens.

    [ ]´s

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, estou procurando em vários lugares e até agora não encontrei nada. Estou tentando atualizar via FOTA, mas é necessário um perfil de servidor. Alguém tem os dados do perfil de servidor default da nokia?

    ResponderExcluir
  20. Alguém tem os dados para poder criar um perfil de servidor manualmente? O meu 5800 não tem nenhum perfil default e não estou conseguindo fazer o update via FOTA. Estou ficando frustrado com isso... :(

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. E aí galera...
    Sou novo aqui no blog e preciso de uma ajuda.
    Tenho um 5800 e não me aparece a nova atualização (*#0000).
    Tem como alguém me passar por e-mail como faço?
    raphael.ws.df@hotmail.com ou gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Galera, sou novo usuário do 5800 e estou apanhando muito para configurar o aparelho. Esse mundo dos aparelhos symbian é completamente novo para mim. Gostaria de saber de algumas dicas para iniciantes como é o meu caso.

    Quais são os primeiros passos a tomar para configurar esse aparelho? Tem algum site específico para baixar aplicativos compatíveis com o 5800?

    Vcs podem me dar uma ajuda?

    lfmuroni@hotmail.com ou lfmuroni@gmail.com

    Valeu!

    ResponderExcluir
  23. Leonardo,

    Bem vindo ao mundo symbian! Com o tempo você irá se acostumar com o sistema...

    Uma dica é seguir o manual de instruções do aparelho... siga passo a passo o manual...

    Agora site, tem o store.ovi.com e o ovostora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigado, com esta ajuda actualizei o meu 5800 para a V30

    ResponderExcluir
  25. Olá, galera, tbm sou novo por aki e tenho um 5800 estou apenas 2 semanas com ele...ainda não sei mexer em quase nada...dei uma olhada no manual e estou me virando até que bem...mas n sei o que é FOTA e estas coisas....queria muito atualizar meu cel e preciso de ajuda...se alguem puder me ajudar...Não consigo atualizar indo no *#0000#
    ricardodsn@gmail.com

    Valeu

    ResponderExcluir
  26. Bom dia galera!
    Bem, ontem eu atualizei o meu de 20 para 21 e depois para 30.
    Foi um amigo que fez para mim. Ele usou o JAF para alterar o product code 0578212 assim atualizando para 21 via NSU e depois pelo próprio celular atualizei pra 30.

    Até o momento a maior diferença que senti foi o tempo de resposta nos aplicativos e na barra de rolagem.
    Quanto a funcionalidades, ainda não fui a fundo.

    Valeuz!

    ResponderExcluir
  27. O pc Euro 1 Pt Pt é o 0591106 e pode ser actualizado via NSU..... V30.0.011

    ResponderExcluir
  28. Olha comprei o Xpres Music
    e to vendo algumas dificuldades em relação ao
    próprio sistema do celular
    então decidi fazer as atualizações
    de firmwere ,mas meu celular é tim
    e acho que a tim implica e não deicha rolar as atualizações normalmente .Tento fazer e sempre da erro de conecção de rede e eu estou fivando meio puto !Gostaria de ajuda para fazer essa atualização eu posso dizer apenas que meu celular é
    Versão de Softwere
    V20.0.012
    Versão Personalizada
    20.0.012.352.01
    Tipo Rm 356

    eu gostaria muito de ajuda
    para fazer essa atualização com sucesso
    meu email é mdhicone@hotmail.com
    espero resposta
    até mais...

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde...
    Estou querendo fazer a atualização do firmware de meu 5800 XM e não estou entendendo nada do que é dito sobre FOTA ou NSU.
    Me ajudem, por favor!!!
    fcrvieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Fabrício,

    NSU é o update ligando o 5800 no PC...

    E o FOTA é o update direto do celular, sem a necessidade de um pc. Para fazer o update por FOTA (Firmware On The Air) faça o seguinte: Digite *#0000# -> Options -> Check for Update. Lembrando que é preciso possuir uma conexão WIFI ou de dados da operadora.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite.
    Pelo NSU não há essa atualização.
    Procedi como recomendado pelo FOTA e após a reincialização automática do aparelho, aparece uma mensagem dizendo que a atualização não pode ser feita por incompatibilidade com o aparelho e manda fazer contato com o fornecedor do serviço????
    O que tenho que fazer???
    Desde já muito obrigado pelas dicas.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  32. Fabrício,

    Este erro é novo... muito estranho mesmo... já tentou desligar e ligar? Tirar a bateria por um tempo... ligar sem chip...

    ResponderExcluir
  33. Já!
    Nada feito.
    Não atualizou mesmo.

    ResponderExcluir
  34. atualizei para 30,0,011 só que agora esta em ingles, procurei na confiração e tem ingles e filipino, e agora. como mudar para br.

    ResponderExcluir
  35. Olha comprei o Xpres Music
    e to vendo algumas dificuldades em relação ao
    próprio sistema do celular
    então decidi fazer as atualizações
    de firmwere ,mas meu celular é tim
    e acho que a tim implica e não deicha rolar as atualizações normalmente .Tento fazer e sempre diz q e a versao mais nova dele no meu pc da o mesmo e eu estou ficando meio puto !Gostaria de ajuda para fazer essa atualização eu posso dizer apenas que meu celular é
    Versão de Ssoftwere
    V20.0.012
    Versão Personalizada
    20.0.012.352.01
    Tipo Rm 356
    eu gostaria muito de ajuda
    para fazer essa atualização com sucesso
    meu email é duducp2@hotmail.com
    espero resposta
    até mais...

    ResponderExcluir
  36. Luiz Eduardo,

    Acredito que mudando o Product Code do seu aparelho resolva o problema...

    ResponderExcluir
  37. como faço isso rstnet ? tem msn pra vc me ajudar ? por favor :) outra coisa comprei o celular a 3 dias me cadastrei na nokia music store e tudo se fizer isso no celular nao vouperder a garantia da tim e da nokia de um ano ??

    ResponderExcluir
  38. Luiz Eduardo,

    Isso é verdade... se você alterar o Product Code,e bem capaz que você perca as garantias...

    ResponderExcluir
  39. rstnet, me fala ai teu msn pra nos falarmos, por favor :B e mais tbm se antes de levar na garantia eu por denovo o product code q tá agora (q nem sei onde vé) e o firmware de agora, eles aceitam na garantia, isso se um dia eu for precisar.

    ResponderExcluir
  40. Luiz Eduardo,

    Não utilizo msn ou outros comunicadores instantâneos...

    À respeito da garantia, não sei como realmente funciona...

    ResponderExcluir
  41. rstnet, hmm mais tem como vc me mandar um email me explicando como fazer tudo direitinho pra por meu celular com o firmware mais novo q e o 30 nao sei o q, sendo q continuando com o pt - br e os aplicativos q tenho instalado, tem como ? meu email é duducp2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Luiz Eduardo,

    Eu já postei dois posts sobre alteração de Product Code aqui no blog... dá uma olhadinha lá... valeu!

    http://nokia-touch.blogspot.com/2009/07/novo-software-para-troca-de-product.html

    http://nokia-touch.blogspot.com/2009/02/tutorial-alterando-o-product-code.html

    ResponderExcluir
  43. SOCORRO !!! Mudei o PC atualizei direitionho tudo perfeito, nossa ele ficou mtu mais rapido, o problema agora e q está em INGLES e não tem outra opção só mandarim bahasa indonesia e bahasa malaysia !! O Q FAÇO ? eu usei o PC de um cara q falou q o dele tinha o pt br, porém vejo q não tem o q faço agora ??? SOCORROO !!

    ResponderExcluir
  44. Luiz Eduardo,

    Que bom que conseguiu alterar o PC e atualizar o celular! Bom, para alterar os idiomas do aparelho, só alterando o Product Code novamente... Qual Product Code você utilizou?

    ResponderExcluir
  45. já consegui, resolvi meu problema já atualizado e com pt, só não sei se e br ou pt, mais ta otimo :) ta BEM mais rapido o celular, quero logo o novo att pra ter o kinectic scrolling q e igual do meu ipod touch, q desce as paradinhas arrastando sem precisar ir na barra de rolagem do lado. Obrigado por toda ajuda rstnet. xD

    ResponderExcluir
  46. Luiz Eduardo,

    Que bom que está com o problema resolvido!! E que venham mais atualizações!

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, preciso que me ajudem a configurar o perfil de servidor quando da tentativa de atualização via FOTA. Tenho pacote de dados e acesso via wi-fi, porém ele fica pedindo perfil de servidor! Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  48. Kalache,

    Que estranho... fui ver aqui no meu 5800 e no Server Profile não tem nada... e atualizo normalmente...

    ResponderExcluir
  49. Olá, tenho um nokia 5800 e há algum tempo vou no aplicativo do telefone através do *#0000# e peço para atualizar mas o mesmo não me disponibiliza nada... Dados do meu aparelho: RM-356 V20.0.012. Gostaria de saber se você possui um tutorial para que eu possa atualizar meu aparelho.
    Desde já agradeço,
    Rodrigo Maeda

    ResponderExcluir
  50. Rodrigo Maeda,

    Tenho um tutorial meio antigo aqui... http://nokia-touch.blogspot.com/2009/02/tutorial-atualizando-o-firmware-e.html.

    Já tentou atualizar pelo Nokia PC Suite ou pelo Ovi Suite (Ligando o aparelho no PC)?

    ResponderExcluir