29 de abr. de 2009

Atualização do firmware do Nokia 5800 XpressMusic v21: Changelog

Ontem atualizei o meu 5800 XM para a versão 21.0.025 através do aplicativo de atualização do próprio celular (FOTA).

Para baixar foi rapidinho.... só na hora de atualizar que demorou... foram eternos 6 minutos... durante uns 2 minutos ele ficou desligado e eu pensando que ele havia morrido... Só ligou novamente quando eu retirei o plug do recarregador... não sei se foi coincidência ou se influenciou mesmo.

Não vi diferença nenhuma nessa atualização... o legal é que nada sumiu! Os contatos, calendário, programas.... tudo continuou intacto! Estranho, mas legal!

Só para constar, o meu Product Code é o 0559360 EURO 1 Blue.

Edit: Encontrei o changelog no dailymobile.se (Desculpe... está em inglês...). Tem muuuitas correções:
  • Lock code does not work after FOTA update
  • Logs: Info cannot be seen in missed calls if name includes special charcter(')
  • The envelope icon doesn't open after reading the sms.
  • Autolock requested via MfE but not activated.
  • MPX harvester server crach with DRM files
  • Oper. menu application icon missing after NSU update
  • CDP Displays: CDP Clock and Data Have To Be Transmitted 2 Frames Before Sleep Out (SLPOUT 11h) Command
  • "Program closed: Idle" after Restoring factory settings
  • Video telephone: Phone reboots after tap call button several times when answer an incoming video call.
  • Music Player crashes when user tries to refresh Real audio into Music library
  • Dialer: The cursor is not displayed in dialer panel.
  • Audio disappears after playing music long time with BT
  • Music player the album art in Now Playing view is downscaled
  • Access point password is not provisionable
  • Voice commands application crashes after language change
  • Synchronization cannot be done using PC Suite Sync application.
  • FL3.0: Inline Text editing from browser plugin is not successful
  • Browser does not show some MIME-types of type image correctly
  • Browser: Not possible to move the cursor when typing in a textarea field.
  • Browser: Page scroll wobbles if user scrolls with flash while page is in scroll motion
  • Browser: Page does not scroll if drag is started from the edge of flash window
  • Browser: Page scroll does not work after stopping going to new page opened via flash banner
  • Bluetooth causing extra current consumption when activated
  • Predictive search not working properly in country selection
  • Music Player application crashes if album art is selected to be changed.
  • Duplicate contacts after restore
  • Music Player: White screen displayed if change orientation between landscape and portable mode
  • MO/MT calls will not work when restoring backup from old phone to more recent version"
New Features and applications:
  • Notification Lights according to Nokia Design specification
  • Touch usability improvements:
  • Finger touch support for Special Character Table
  • Size of arrows (tab pane & navi pane) in touch UI
  • Arrows in forms, date & time selection, touch UI
  • Profile, date area in touch UI
  • Calendar Finger usability: change single row list items in day view wider

64 comentários:

  1. Bem bacana o site.
    Tava na duvida em comprar o 5800
    mais forão sanadas depois de dar uma
    espiada o site ^^
    Parabens e continue assim.

    ResponderExcluir
  2. João Carlos,

    Obrigado pela visita e elogio!

    Fiz você comprar ou não o 5800??

    ResponderExcluir
  3. Se fez já deve ser o numero 3.987 comprador que foi convencido pelo Ricardo kkkkkkk
    Agora sobre a atualização, o que vcs entenderam por esse item aqui:
    # Notification Lights according to Nokia Design specification
    Que luzes de notificação são essas????
    Será que só com o uso vamos ir descobrindo o que esses 4 MB de atualização modificaram alem da velocidade de abertura dos menus????

    ResponderExcluir
  4. TIRANOREX,

    Se eu ganhasse uma comissão acho que já teria dinheiro para comprar o meu próximo celular (estou em dúvida qual será)!!

    Não sei que Notification Lights é essa... hehehe... na verdade nem parece te o celular foi atualizado...

    ResponderExcluir
  5. Tiranorex,
    Essa luz é aquela que pisca a tecla do meio, avisando que tem msg não lida, email não lido, e ligação não atendida.

    E tipo a luz do E71 etc...

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eduardo,

    Mas essa luz de aviso já tinha no firmware anterior...

    ResponderExcluir
  7. Sim Ricardo, já tinha ou melhor tem na firmware 20, talvez a forma como ela piscava, tempo e intensidade talvez tenha mudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eduardo,

    Ou seja... continuamos sem saber exatamente o que é isso... hehhe

    ResponderExcluir
  9. Olá Ricardo!

    Eu também não sei para que serve esta função, mas ao mexer um pouco no cel, acho que encontrei a resposta.

    Essa função faz com que a luz do botão do MENU, que fica no meu do aparelho, fique piscando quando o celular está com os visores desligados. Ou seja, é uma luz de notificação de espera.
    Acho que esta função serve para avisar que o celular está ligado... heheheehe
    Não vejo outra função para isso.

    Nos meus outros celulares da Nokia, esta luz ficava acesa quando eu ativava o modo "Economia de Energia".
    No 5800 XM para ativar a luz basta ir em DEFINIÇÕES > TELEMÓVEL > LUZES DE NOTIFICAÇÃO > LUZ INTER. ESPERA.

    Bom, eu acho que seja isso, pois não lembro de ter esta função antes de atualizar o celular.

    Abração!!

    ResponderExcluir
  10. Diego Duarte,

    Aeee! Parabéns!! Você descobriu!! É isso mesmo!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  11. João Carlos,

    Boa sorte ae!! Mais uma comissão para minha conta!! hhahaha

    ResponderExcluir
  12. Linkei seu post, muito bom, no meu blog http://nokia-tube5800.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nokia 5800 Tube,

    Opa! Valeu! Vou colocar a referêncid do seu blog aqui também! Está muito bom!!

    ResponderExcluir
  14. posso saber qual o seu product code? pois o meu é o euro1 red portugal, e já tentei fazer o update no firmware v.20 via nokia software updater mas não encontra versão mais nova que essa v20.0.012.

    ResponderExcluir
  15. monsterchacal,

    o meu Product Code é o 0559360 EURO 1 Blue. Você tentou fazer o update através do FOTA? Sem ser pelo nokia software update...

    ResponderExcluir
  16. Atenção hoje recebi uma mensagem da nokia dizendo que tinha atualização para meu 5800 fui no site pensando que ia ser mais uma atualização mas na verdade era essa nossa... a parte boa é que para o amigo monsterchacal já deve estar disponivel via NSU a atualização e não só por FOTA... tenta ai de novo e conta pra gente

    ResponderExcluir
  17. Actualizei e, para além das msg terem desaparecido as msg depois de fazer a cópia de segurança, a luzinha de aviso (no botão menu) não para de aparecer e desaparecer ! Antes só piscava quando havia msg, e mail, chamada em espera ! agora aparece e desaparece cosntantemente! será algum erro ? o que faço ? desactivo e fico sem luzinha de notificação ???
    ajudem meee!!

    ResponderExcluir
  18. Joana,

    Siga os passos que o Diego Duarte disse acima:
    DEFINIÇÕES > TELEMÓVEL > LUZES DE NOTIFICAÇÃO > LUZ INTER. ESPERA.

    Esse é um recurso a mais que colocaram na última atualização... Mas acho que está com um bug... pq mesmo com ele desativado às vezes pisca...

    ResponderExcluir
  19. Ahahahah ! já conseguiii!
    E as msg ?
    Quando fiz a cópia de segurança desapareceram :o
    Pus para repor a cópia, selecionando só as msg e ficou igual !

    ResponderExcluir
  20. Joana,

    Que bom!! ainda bem que vc tinha feito a cópia de segurança, hein! É sempre bom fazer!

    ResponderExcluir
  21. Tá a gozar ?
    ahahaha
    que óptimo que fiz ! continuo sem elas na mesma ! bah

    ResponderExcluir
  22. joana,

    Desculpe! Entendi errado!!!

    Vc perdeu as msgs? Vixe... é... o backup é bom.. mas pode falhar....

    ResponderExcluir
  23. Como eu faço para voltar ao portugues, ja que depois de atualizado ficou tudo em Ingles...

    ResponderExcluir
  24. Anônimo,

    Vá em settings -> Phone -> Language -> Phone language -> Português.

    ResponderExcluir
  25. Quero comprar esse celular, e como conheço uma pessoa que no mes que vem vai para Orlando nos EUA, vou pedir para essa pessoa comprar para mim.
    Caso, ela só consiga comprar a versão americana do celular, será que consigo atualizar depois o firmware dele para que pegue redes 3G de todas as operadoras aqui e que fique em pt-br?

    ResponderExcluir
  26. Paulo,

    Acredito que alteração no firmaware não ira alterar a rede 3G dele... tome cuidado com isso...

    ResponderExcluir
  27. Alguém saberia me indicar, por favor, um programa que facilite o envio e recebimento de mnsg no 5800. Utilizo muitos este recursos.
    Já tentei o sms preview e o full screen message, mas ambos pedem registro e não consegui registrá-los.
    O software do 5800 é péssimo e dificulta o envio e recebimento de mnsg. Não há como colocar contatos favoritos e nem ler imediatamente as mnsgs.

    Desde já obrigado e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  28. olá
    comprei meu nokia pelo ml, e veio em ingles.
    quero atualizar para ter pt-br.
    como faço, tem algum tutorial, pois nao achei aqui no blog
    brigadao

    ResponderExcluir
  29. Paulo,

    A solução seria alterar o Product Code... Aqui tem um tutorialzinho... mas está um pouco antigo... http://nokia-touch.blogspot.com/2009/02/tutorial-atualizando-o-firmware-e.html

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Alguém por um acaso sabe quando será disponibilizada a atualização do firmware V21 para o PC 0578429 da TIM??

    Obrigado!

    Marcus

    ResponderExcluir
  31. Marcus,

    Saber a data certa do lançamento de um firmaware é bem difícil...

    ResponderExcluir
  32. Bem legal o blog.
    Ótimas informações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Marcio,

    Obrigado pela visita e elogio!

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde, bem gosto imenso do teu blog realmente tem muita informação importante.
    Tenho uma dúvida que adorava esclarecer é o seguinte actualizei o software para o mais recente mas agora notei que o botão do meio está sempre a piscar quando bloqueio o ecrã, alguém sabe como tirar? é nas luzes de notificação e depois na Luz inter. espera ? Deixo em activado ou desactivado? Desde já um obrigado, cumprimentos

    ResponderExcluir
  35. Bernardo,

    Obrigado pela visita e elogio!

    Quanto à sua dúvida, é neste lugar mesmo... vc deixa desligado. Mas notei um bug nesta versão de firmware... mesmo quando não era para o botão ficar piscando ele pisca às vezes...

    ResponderExcluir
  36. Boa Tarde, obrigado pela resposta.
    Pois é. Eu reparei que tinha algo errado no telemóvel é mesmo bug desta versão visto que ás vzes pisca e outras vezes não.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  37. Boa Noite,

    Tenha uma outra dúvida penso que é só mais esta. É o seguinte eu andei aqui a mexer e adicionei na secção das mensagens uma parte em que diz "gmail" por baixo da caixa de entrada e agr eu gostava de tirar e nao sei como é.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  38. Bernardo,

    Não poderei te ajudar desta vez... não utilizo esta função... sorry

    ResponderExcluir
  39. Bernardo clique no ícone mensagens. Depois opções, configurações, email, entre do caixa postal e exclua. Abs

    ResponderExcluir
  40. Muito Obrigado já consegui! óptimo!
    Aos poucos e poucos vou percebendo a funcionar com isto! Abraço a todos

    ResponderExcluir
  41. olá! sobre essa luz de notificação, além do que já foi dito, ela serve também pra te avisar se tem mensagem ou ligação não vista quando o visor do aparelho estiver apagado. serve para economizar energia e ao mesmo tempo não deixar o usuário sem saber se há mensagem ou ligação.

    ResponderExcluir
  42. Olá, excelente post...
    Acabei de atualizar o meu, e pelo que eu percebi, as outras seis línguas que tinha, desaparecem...só restaram inglÊs e filipino...o que eu faço?
    E outra coisa, quando eu tento deletar as músicas dele pq eu quero atualizar minha lista, pelo computador ele deleta todas, mas quando eu aceddo pelo celular, elas ainda estão lá, só que com erros, e se eu tento deletá-las pelo próprio aparelho, dá erro...não sei mais o que eu faço..ME ajuda por favor!!

    ResponderExcluir
  43. Jussara,

    Quanto às linguas, é necessário que você coloque o Product Code que contém a língua que vc deseja...

    E quanto ao Player, este é um erro que já me deu (e às vezes dá) muita dor de cabeça também... Tente abrir o seu Music Player->Options->Refresh library.

    ResponderExcluir
  44. oi comprei meu 5800 pelo mercado livre fiz uma atualizaçao pelo programa da nokia e agora nao esta mais em portugues
    só ingles ou pilipino como faço pra voltar atras?

    ResponderExcluir
  45. André Bernardo,

    Para alterar os idiomas, só alterando o Product Code mesmo...

    ResponderExcluir
  46. Fiz o update e alteração do pc do meu dessa forma:

    http://www.coisasuteis.com.br/2009/08/mudando-product-codes-e-atualizando-o-firmware-do-nokia-5800-para-v30-0-11/

    ResponderExcluir
  47. Meu nokia 5800 estava em português após atualizar o firmware via fota só tem ingles disponivel, alguém conseguiu atualizar e ficar em portugues???

    ResponderExcluir
  48. Que droga é essa de Inglês e Pilipino, cade o meu portugues???? Alguém sabe como alterar o Product Code??? Ou é só resetando tudo e nunca mais atualizar..?!?!?!

    ResponderExcluir
  49. Como faço para baixar atualização para o N97, versão RM-505.

    ResponderExcluir
  50. Pessoal, graças a AllAboutSymbian, nós viemos a saber que o Nokia 5800 XpressMusic já possui uma atualização de firmware para a versão 40.0.005 com suporte a rolagem cinética.

    Felizes os que esperaram por mais de um ano por essa atualização

    http://mestreasterisk.com.br/noticias/novo-firmware-40-0-005-para-o-nokia-5800-com-rolagem-cinetica/

    ResponderExcluir
  51. Tive um problema com o meu nokia 5800. A tela touch screen simplesmente parou de funcionar. Não responde aos comandos. Já tentei tirar a bateria, o cartão de memória e o problema não foi resolvido...alguem tem alguma dica???

    ResponderExcluir
  52. Olá.
    Estou tendo problemas para atualizar meu nokia5800 através do próprio aparelho. Eu peço para que ele verifique as aualizações mas dá erro de conexão. Você pode me ajudar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  53. João Dias,

    Tente atualizar utilizando o PC...

    ResponderExcluir
  54. ola a todos eu fiz a atualiçao do meu nokia 5800 atraves do (fota) tudo ocorreu perfeitamente a luz de notificaçao so pisca quando recebo chamadas nao atendidas e sms minha atualizaçao é v31.0.101

    ResponderExcluir
  55. Uma ajuda, por favor:
    Comprei p a minha filha um 5800 com o LOGOTIPO e as configurações da TIM. Existe como fazer este telefone ficar "unbranded"?
    Agradeço qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
  56. Cláudio Azevedo,

    Para o que você quer, só fazendo um reflash do aparelho, utilizando ferramentas como o JEF.

    ResponderExcluir
  57. rst_blog ,
    Bom eu queria saber se eu fiz uma boa escolha
    em comprar um celular da NOKIA N8


    Resposta o mais rapido possivel

    So botei o meu nome como anonimo por que
    nao consegui postar o comentario

    ResponderExcluir
  58. Anônimo,

    Na MINHA opinião, SIM! Eu comprei um e se fosse comprar hoje, compraria o Nokia N8 mesmo!

    ResponderExcluir
  59. o nokia 5800 Xpress não liga alguem sabe como fezer?

    ResponderExcluir
  60. eu actualizei e ficou em ingles , e nao consigo por em portugues agora , nao aparece la a linguagem portuguesa como faço ajudem.me por favor

    ResponderExcluir
  61. Olá!precisava de uma juda!o meu nokia quando recebe uma msg ou uma chamada que não seja atendida aparece apenas um icone em cima do ecrá em vez de aparecer a mensagem que era habitual onde diazia"1 chamada não atendida".sabem como posso repor essa função?Obg(o meu email é susana.f@mail.pt)

    ResponderExcluir