27 de fev. de 2009

DrJukka Y-Tasks v0.55 testado no Nokia 5800 XpressMusic

Baixei, instalei, testei e aprovei o ótimo Y-Tasks v0.55. Este aplicativo, com seus plugins, é uma ótima ferramenta para o celular. Para baixá-lo gratuitamente e instalar sem a necessidade de assinatura, basta entrar no site http://www.drjukka.com/YTasks.html

A seguir, uma breve descrição dos plugins disponíveis:
  • Filetypes: Permite visualizar todos os tipos de arquivos armazenados no dispositivo e alterar as associações dos arquivos. Por exemplo: alterar o aplicativo padrão de imagens para os arquivos .jpg para o Photoflow
  • Apps & Tasks: Permite visualizar, finalizar e colocar à frente todos os aplicativos e tarefas que estão rodando no aparelho.
  • Processes: Visualização dos processos e threads rodando no dispositivo. É mais útil para desenvolvedores.
  • Crash Monitor: É um programinha que fica rodando oculto e armazena um relatório com informações detalhadas de quando houver um crash no sistema.
  • Memory Status: Exibe graficamente o status das memórias do dispositivo. Permite também comprimir a memória RAM.
  • Trace: Parecido com o Crash monitor. Ele monitora continuamente o consumo da memória RAM e do C:
  • Fonts: Visualizar as fontes disponíveis em seu aparelho.


Tutorial: Alterando o Product Code utilizando o JAF

O JAF é uma alternativa ao complicado Phoenix para alterar o Product Code do seu Nokia 5800 XpressMusic. Ele foi indicado inicialmente pelo nosso amigo Marcelo Vilaça e começa a aparecer mais nos fóruns.

Este tutorial foi retirado do blog nokia5800.net e alerto que não testei este programa ainda. E novamente digo para utilizarem por sua própria conta e risco e não me responsabilizo por eventuais danos.
  1. Instale o JAFSetup_1.98.62.exe (Procure no google ou aqui: http://www.indowebster.com/JAF.html)
  2. Conecte o celular no computador
  3. Abra o OGM_JAF_PKEY_Emulator_V3.exe (Download)
  4. Aperte o botão GO no topo direito.
  5. Escolha BB5 -> Selecione Prod Manager -> Clique em Service -> Clique em Read Values
  6. Você verá o seu Product Code
  7. Altere o Product Code para o desejado. Alguns Product Codes: 0559476 (APAC 1 Red), 0559548 (APAC 2 Red), 0559950 (APAC 1 Blue), 0559953 (APAC 2 Blue).
  8. Clique em Write Values e pronto!
Atenção! Os links são de sites externos, portanto não garanto a procedência e se eles estarão disponíveis. Se você conseguiu, comente nos comentários. Boa sorte!

Vídeo chamada e 3G no Nokia 5800 XpressMusic

Ontem finalmente consegui utilizar com sucesso a vídeo chamada no meu 5800 XM. A ligação foi feita de um 5800 XM com chip da TIM São Paulo para um Nokia N95 com chip da TIM São Paulo. Como a vídeo chamada funcionou, acredito que o 3G esteja funcionando também (Aparece 3.5G no sinal do aparelho).

O site Nokia Guru divulgou uma tabela com as frequencias 3G no Brasil:




26 de fev. de 2009

Carnaval com o 5800 XM: Hard reset, backup e microSD pifado.

Tirei um dia do carnaval para dar uma mexidinha no meu Nokia 5800 Xpressmusic, já que ele estava cheio de lixo, lento e sem os atalhos da tela principal.

Comecei desinstalando os aplicativos que havia instalado do cartão para efeito de testes. Depois fui ver se a dica de hard reset funcionava (segurar os botões verde, vermelho e câmera com o aparelho desligado e ligar). CUIDADO com este procedimento, pois ele funciona! Ele faz o hard reset do aparelho instantaneamente! Não pergunta nada e não avisa nada. Já liga pedindo a data, horário e região!

Após o hard reset e algumas configurações, percebi que eu não conseguia ver o conteúdo do microSD no explorer do windows. Desconectei o celular e coloquei no leitor de cartão... Resultado: O meu microSD de 16GB foi pro espaço! Tentei colocar em outras máquinas e nada!

Já muito triste com o falecimento do meu microSD, fui restaurar o backup do celular. Tudo de volta... exceto o calendário! Não sei por quê, mas todas as entradas do calendário sumiram! Tentei refazer o backup várias vezes e nada!

Bom... essa história toda é para alertar a todos que tome muito cuidado ao fazer a limpeza do aparelho. E sempre façam backup de tudo! E façam mais de um tipo de backup das coisas mais importantes, pois o backup pode falhar também.

Ah! Meus atalhos voltaram e o 5800 XM está rapidinho!

25 de fev. de 2009

Outro jogo freeware para o Nokia 5800 XpressMusic

Mais um jogo touchscreen gratuito para o 5800 XpressMusic: Sensitive 5800.

Feito por um desenvolvedor chamado Jamie Fuller, o Sensitive é um jogo do estilo qubra-cabeça bem interessante e divertido! Vale a pena instalar e conferir!

Para baixar gratuitamente, vá ao site do desenvolvedor: http://30dbs.blogspot.com/






Cinco jogos novos para o 5800 XpressMusic no site da Nokia Hong Kong

O site da Nokia Hong Kong está disponibilizando mais 5 jogos para o Nokia 5800 XM. Mas não se anime tanto. Apesar de serem gratuitos, estes jogos não animam muito. São jogos em java e a maioria é jogo voltado para o público chinês. Baixei eles e todos instalaram e rodaram sem problema.

Para baixa-los, entre no site da nokia hong kong. http://www.nokia.com.hk/en/5800Xpressmusic/applications





20 de fev. de 2009

Os atalhos do meu 5800 XpressMusic sumiram!!

Faz alguns dias que os atalhos da tela principal do meu Nokia 5800 XpressMusic sumiram! Não sei o que aconteceu e nem como fazer para recupera-los!

Já tentei desligar e ligar, trocar os temas, trocar os atalhos, mudar a tela principal... nada funcionou... acho que o jeito é fazer um hard reset mesmo...

Alguém já presenciou algo assim ou parecido?


18 de fev. de 2009

Galeria de imagens em 3D com o PhotoFlow

O PhotoFlow é um programa para visualizar a sua galeria de imagens em 3D. Conforme você desliza o dedo na tela, a galeria vai mudando, e para visualizar a foto basta dar dois toques nela! Testei no Nokia 5800 XpressMusic e ficou bem legal! Dá um efeito bem bacana!

O melhor de tudo é que este aplicativo é totalmente gratuito! Não precisa nem de assinatura! Para baixar e instalar, basta entrar no programa Donwload! que já vem pré-instalado no celular.





17 de fev. de 2009

Botão lápis (shift) no Nokia 5800 XpressMusic e outros S60

Com o programa ThePencil é possível emular o botão lápis em dispositivos que não o possuem. É muito útil quando precisamos selecionar vários items de uma lista.

Para utiliza-lo é bem fácil: Basta abrir o aplicativo, apertar o botão que você quer que funcione como o lápis e salvar.

Testei no meu 5800 XM e funcionou direitinho. O único incoveniente é que o aplicativo precisa ser assinado, o que pode ser feito através do site symbian signed.

Link para baixar o aplicativo: http://jbak.ru/download.php?fn=ThePencil9_1_7.zip




13 de fev. de 2009

Tutorial: Atualizando o firmware e trocando o Product Code do Nokia 5800 XpressMusic

Ontem finalmente consegui trocar o Product Code e atualizar o firmware do meu Nokia 5800 XpressMusic! Como eu fui seguindo vários tutoriais diferentes e baixei vários arquivos diferentes, vou TENTAR fazer um passo-a-passo... qualquer dúvida é só colocar nos comentários.

Antes de começar, quero avisar que atualizar e trocar o PC do celular é sempre um processo arriscado, portanto, não me responsabilizo por eventuais erros! Faça por sua própria conta e risco, como eu fiz...

  1. Faça um backup de todo o seu celular através do PC Suite
  2. Retire qualquer proteção automática (screensaver ou bloqueio de teclado)
  3. Utilize uma instalação do Windows XP (li em vários lugares que não funciona no vista) limpa. Recomendo utilizar um ambiente virtual (eu fiz no virtual box) zerado. Parece que se você já tiver instalado algo da Nokia antes, não vai funcionar.
  4. Baixar e instalar o Phoenix Service Software 2008.04.007.32837 (Tente encontrar no google um executável que instala o Phoenix e outros componentes). Um que TALVEZ funcione é http://www.filefactory.com/file/a9a555/
  5. Reiniciar o computador
  6. Baixar e instalar o RM-356_EMEA_11.0.009_v3.0_5800.exe (é onde possui o firmware e os Product Codes. Acho que nesse não tem o Português do Brasil.. não tenho certeza).
  7. Abrir o Phoenix
  8. Conectar o 5800 XM no modo PC Suite
  9. Clique em File -> Manage Conncetions -> New -> USB -> Next -> Finish -> Apply -> Close
  10. Clique em File -> Scan Product. Após isso, deve aparecer o seu modelo na barra de status na parte de baixo do Phoenix.
  11. Clique no botão [...] perto do Product Code e escolha o Product Code de sua preferência (Eu usei o 0559360 EURO 1 Blue.
  12. Clique em Refurbish e aguarde a instalação... na tela vai começar a aparecer várias informações, o seu celular vai desligar e ficar um tempinho apagado... é normal... se você ficar lendo o que vai escrevendo, parece que deu erro.. mas espere pacientemente até o processo terminar. Não aperte nada enquanto isso.
  13. Depois de tudo terminado o seu aparelho vai iniciar com a versão 11 e pedir para você configurar região, hora etc. Pode pular tudo isso porque senão você terá que fazer isso tudo de novo.
  14. Feche o Phoenix
  15. Conecte o celular em um computador que tenha o PC Suite instalado.
  16. Vá em atualizar o aparelho e siga as instruções do programa.
  17. Pronto! Seu 5800 XM finalmente está com a última versão do firmware
  18. Configure o que o celular pedir e restaure o backup.
Espero que funcione e ajude vocês! E mais uma vez! Faça por sua conta e risco (Sem querer fazer terrorismo). E escolha bem o Product Code que você vai colocar, pois não sei se dá para mudar depois... até onde sei, não dá para fazer um downgrade do firmware.

Atualização do firmware e troca do Product Code do Nokia 5800 XpressMusic: Venci a batalha!

Após muitas noites tentando atualizar o firmware e trocar o Product Code do meu Nokia 5800 XpressMusic, finalmete consegui!

Encontrei algumas dicas em blogs e fórums, baixei vários programas, instalei, desinstalei... deu um trabalhão, mas o esforço todo deu certo!

Agora estou com o Product Code EURO-1, firmware v 20.0.012.C02.01, language set 01 (Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Português-Portugal e Espanhol).

Tentarei fazer um tutorialzinho para ajudar quem possui um 5800 XM com Product Code podre que não atualiza como o meu era...

Obrigado pela força dos amigos leitores que torceram para que desse certo!

12 de fev. de 2009

Atualização do firmware e troca do Product Code do Nokia 5800 XpressMusic: A batalha

Esses últimos dias o que tenho mais feito com o meu 5800 XM é tentar atualizar o firmware e trocar o Product Code.

Todos os dias eu conecto o celular no PCSuite e tento atualizar... nada! Sem atualizações! Tento pelo FOTA... e nada também!! Nem o firmware 11 consegui ainda!

Cansado com a demora para lançarem a atualização para o meu Product Code, parti para a alteração do PC. Não tem tantos métodos fáceis quanto tinha no N95... achei um tal de Phoenix. Parecia que daria certo, mas não deu... deu um erro no final!

Hoje tentarei novamente. Quando conseguir posto aqui.

11 de fev. de 2009

Dica: Como fazer Hard Reset no Nokia 5800 XpressMusic

Dica tirada do ótimo blog do meu amigo virtual Rodrigo: Para fazer o Hard Reset do Nokia 5800 XM com o firmware 20.0.12, basta pressionar e segurar os botões verde, vermelho e o botão da câmera ao mesmo tempo até o aparelho vibrar. Após isso, coloque o código de bloqueio 12345 (código padrão).

Como o meu aparelho ainda está no primeiro firmware, não tem como eu testar.... :(

Fonte: http://www.rodrigostoledo.com/?p=8907

Edit: Tentei fazer aqui e não deu certo...

9 de fev. de 2009

Nokia 5800 XpressMusic: Mais um update à vista!

Acabei de ver no blog noknok.tv que foi lançado o segundo update do firmware do Nokia 5800 XpressMusic!

Apesar de ainda não ter conseguido fazer o primeiro update do meu 5800 XM, essa notícia me animou muito! Hoje mesmo vou chegar em casa e tentar fazer o update. Se não conseguir, talvez arrisque a mudar o Produc Code.

Entre as mudanças estão:
  • Disponibilidade de geotagging na câmera
  • Rotação mais rápida
  • Melhora no player de vídeos, especialmente no YouTube
  • O Search da tela principal agora busca pelo conteúdo no telefone, além da internet
  • Correção de alguns bugs
A alteração mais legal é a primeira! Não sei como podem ter esqucido de colocar o geotagging no firmware original!

Um mês com o Nokia 5800 XpressMusic


Já passou pouco mais de um mês que estou com o Nokia 5800 XpressMusic e sem o N95. Nesse mês utilizei bastante o novo aparelho, fiz ligações, recebi, mandei sms, naveguei na internet, joguei e instalei muitos aplicativos.

As maiores diferenças que achei entre os dois smartphones é que o visual do 5800 XM é muito mais bonito e moderno, a tela touchscreen proporciona uma experiência excelente, a tela grande é ótima para ler mensagens e navegar na internet, o teclado virtual é uma mão na roda e a bateria dura muito mais!

Lendo o post que publiquei no mês passado sobre o N95 X 5800 XM, na lista de prós não retiro nada... e posso adicionar que estão lançando muitos jogos e aplicativos para o 5800 XM. Já na lista de contras, posso retirar os itens de editor de arquivos M$ Office, que já existe; o visualizador de PDF, que também já foi lançado; sobre os poucos programas e os programas que só funcionam no S60v3, pois muitos já ganharam versão para o 5th; instação de aplicativos unsigned, já conseguirar burlar a proteção; a falta do Sport Tracker, foi lançada uma versão compatível...

Na listagem de um mês atras, os prós do 5800XM já estavam maiores que os contras... e um mês depois, a diferença cresceu ainda mais!

E posso finalizar dizendo: A troca valeu a pena e não me arrependo! Estou adorando o meu Nokia 5800 XpressMusic Blue!





4 de fev. de 2009

Nokia 5800 XpressMusic MultiTouch

Um gênio chamado Sittiphol, criador de alguns aplicativos legais para o S60v3, está desenvolvendo um programa que torna o 5800 XM multitouch!

Muito legal!! Não vejo a hora deste programa ser lançado! Para conhecer os trabalhos deste desenvolvedor, conheça o site dele: http://www.neuvex.com/


Faça você mesmo: Consertando o Nokia 5800 XpressMusic

Algumas unidades do Nokia 5800 XpressMusic vieram com um defeito de fábrica no auto-falante. Este defeito é um mau contato que faz com que o áudio das ligações fiquem falhando ou com o volume oscilando.

Eu fui um dos premiados! E é um defeito realmente irritante! Não dá para fazer ligações normais com isto. Buscando soluções no google, achei alguns vídeos no youtube de como consertar este defeito.

Assisti os vídeos, li alguns tutoriais e vi que não parecia ser uma tarefa muito difícil... com muito medo, arrisquei fazer no meu 5800 XM. Após fazer todos os passos com muito cuidado e fechar o aparelho veio a hora da verdade: Fazer uma ligação! Fiz a ligação e o som do auto-falante saiu perfeitamente! Ufa!!

Aqui tem um passo-a-passo de como arrumar este defeito. Mas já aviso: Não me responsabiliso por celulares danificados! Faça por sua própria conta e risco como eu fiz!

Mais e mais jogos para o Nokia 5800 XpressMusic

Complementando o post de ontem, há na internet inúmeros jogos feitos em flash para serem jogados no 5800 XM!!

O pessoal está utilizando várias plataformas diferentes para desenvolver jogos para o S60v5, como o flash, java, C++, Python etc. Isso quer dizer muito mais jogos a cada dia!

É só procurar no google por jogos em flash para o 5800XM que facilmente encontramos vários! Um site que possui alguns é o http://dailymobile.se/forum/index.php?topic=989.0

3 de fev. de 2009

Quem disse que o 5800 XpressMusic não é para games?

Não é novidade que o Nokia 5800 Xpressmusic está sendo um sucesso de vendas por onde já foi lançado... e as produtoras de aplicativos e jogos não querem ficar por fora deste mercado.

A Gameloft lançou vários jogos dedicados ao 5800XM, com fullscreen (widescreen e fulltouch. Entre os jogos estão o Prince Of Persia, Block Breaker, Brain Challenge, Guitar Rock Tour, Rock'n Blocks, Asphalt Elite Racing 4, Rayman, Platinum Solitarie etc. O interessante é que estes jogos foram feitos em Java, o que mostra que o Java já está bem preparado para dispositivos touchscreen.

A jogabilidade destes jogos ficaram bem legais! Gostei bastante do Brain Chalenger, Guitar Rock e Platinum Solitarie... mas todos ficaram muito bem feitos!

Alguns jogos da Gameloft possuem até o idioma portugues do Brasil! E custam menos de R$5,00 no site.

E isso é apenas o começo! Com certeza virão muito mais jogos interessantes para a sério S60v5!